Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Transformado, Teatro Municipal reabre como CineTeatro e ajuda a renovar o centro de Paudalho-PE



Seria muito BOM se isso fosse verdade! De fato, é inquestionável a necessidade de uma reforma na edificação.


Mas a quem procurar?? Se as autoridades do município já tem o conhecimento do Projeto Arquitetônico, o qual eu elaborei como trabalho final de graduação e não se toma nenhuma iniciativa..


Pois bem, a concepção projetual para intervenção arquitetônica no teatro municipal de Paudalho-PE, partiu da reutilização do teatro, hoje abandonado, e acrescido o cinema, dando um novo uso a edificação..

O Cine teatro foi projetado para atender a população do Município vigente e vizinho, como sendo o único equipamento público com essa finalidade, entregando o convívio da população com a cultura. 


A intervenção será inicialmente, com a intenção de adaptar o prédio atual, ao programa básico de funcionamento, com a preocupação de preservar a fachada principal segundo os conceitos de Brandi, ou seja, manter a continuidade no contexto do edifício com o entorno. A qual irá representar a influência modernista que o prédio foi submetido no ano de 1979. Embora não fosse protegida por órgãos do patrimônio histórico a conservação da fachada principal está de certa forma associada a um marco que é a demolição do antigo prédio e a construção desse atual prédio influenciado pelo movimento moderno. 

Fachada Proposta.


As cores utilizadas nas fachadas é o vermelho para realçar e destacar o prédio das outras edificações e o amarelo para dá o efeito de positivo e negativo e valorizar os jardins criados.

O bloco arquitetônico é formado por dois pavimentos sendo o primeiro comportando a bilheteria, com dois atendimentos; três WC, sendo um adaptado para portadores de deficiência assim como o café com o balcão rebaixado.

Imagem esquemática do café.

O espaço cênico como a platéia comportando 153 poltronas com assento rebatível com retorno automático a posição vertical na cor vermelha, facilitando a passagem. A Platéia ganhou um desnível de 16cm de uma fileira e outra, dando o efeito escada, melhorando assim o ângulo de visão e a acústica do local.

Planta Baixa- Térreo

O palco será revestido de madeira de lei em tacos de jatobá, na separação entre o procênico e o palco será instalado o mecanismo da tela de projeção do cinema, a qual correrá horizontalmente, evitando tomar o espaço de mais uma vara de luz do urdimento. Não existirão coxias laterais por não ter espaço e foi criado no fundo do palco integrado ao lounge dos artistas. No corte mostra algumas alturas e o funcionamento das varas de cenário e iluminação do palco. Ainda no mesmo pavimento e com conexões ao lounge foram criados dois camarins cada um com um BWC e um WC.  

Corte AA'

Por fim, na parte lateral Noroeste foi feita uma escada que dará acesso ao depósito e/ou guarda de cenário. Já que o teatro hoje serve de depósito para enfeites de rua citado no trabalho, a solução para a guarda do mesmo seria nesse espaço. Embaixo da escada foi criado um DML e o reservatório inferior com a capacidade de 11.080 litros de água.

Fachada Noroeste.

Já o segundo pavimento comporta o balcão com capacidade de 52 poltronas com a mesma especificação da platéia; possui a sala de projeção e iluminação que foi elevada para dá altura para a máquina de projeção e por fim a administração que possui o arquivo e dois WC.



Imagem esquemática do palco para a Platéia.

O acesso dos cadeirantes à edificação, será feito pela rampa lateral da fachada sudeste, que passará pelo café e irá pela parte externa do teatro, acesso coberto com policarbonato, entra pela saída de emergência e o lugar reservado fica na primeira fileira do teatro, para sair percorrerá o mesmo caminho.  Foi criada uma edícula de lixo com capacidade de três tonéis de 100 litros cada.

Por fim, a fachada sudeste foi humanizada colocando, bancos de concreto, jardineiras, e espelhos d’água com lâminas d’água saindo da parede um exemplo seria no Castelo de Francisco Brennand em Recife-PE.


A rua pedestrializada teria a finalidade de ser um ponto de encontro ou até mesmo de espera para o início da seção de cinema ou apresentação teatral.

Com esse post eu espero mostrar como existem projetos legais e bastante elaborados, no qual, foram apresentados as forças políticas, e não se tem iniciativa alguma. Hoje, dou palestras sobre esse trabalho de intervenção com o intuito maior de conseguir apoio para a futura concretização desse projeto!


8 comentários:

  1. Parabéns é um projeto maravilhoso pena que os governantes desta querida cidade não dê importancia para esse tipo de investimento que na verdade traria importantes peças teatrais e shows como isso recursos para nossa querida Paudalho.

    Carlos Alberto Alves Dantas Paudalhense com muito orgulho

    ResponderExcluir
  2. seria muito bom q fosse possível realizar este projeto.sou Paudalhense mais moro em Ribeirão Preto -SP. e fiaria muito feliz em ver este prédio lindo e maravilhoso,como no projeto.
    Por favor governantes olhem com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Seria muito bom mesmo! Este projeto está rolando na prefeitura há 3 anos, e não vi nenhum interesse para torna-lo realidade por parte dos governantes! Verba tem... mas a falta de interesse é maior! Obrigada pela visitinha de vocês é muito bom saber que existem pessoas que ainda se preocupam com a arquitetura antiga!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Emanuelle,

    Fiquei encantada com seu projeto.

    Estou escrevendo para parabenizá-la por seu bom gosto e por sua preocupação em tentar trazer o belo para Paudalho.

    Porém, mais que tudo, não sabe como fiquei feliz em ver que, em Paudalho, temos profissionais com a sua competência!

    Parabéns, mais uma vez pelo trabalho!
    Um grande abraço.
    Claudia Fuchs

    ResponderExcluir
  5. Eu que fico honrada em saber que existem pessoas que sabem reconhecer o nossos esforços como profissional, para tentar trazer benefícios para a nossa cidade! Enquanto isso fico na luta para conseguir que esse projeto siga em frente!

    ResponderExcluir
  6. Só posso mesmo te desejar SORTE!
    Um grande abraço!
    Claudia Fuchs

    ResponderExcluir
  7. A PREFEITURA DE PAUDALHO FIRMOU CONVÊNIO COM O ESTADO PARA A REALIZAÇÃO DESSA OBRA, MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS.

    ResponderExcluir
  8. E COMO ESTÁ O ANDAMENTO DA OBRA?

    ResponderExcluir