Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Casas em terrenos inclinados

À primeira vista, dá até certo receio erguer uma casa em um terreno totalmente inclinado. Quem é leigo, naturalmente começa a pensar nas questões de segurança. Mas os processos construtivos mostram que não há inconveniente algum. E se há alguma desvantagem no meio do caminho, há também fatores positivos.


E, no final das contas, a relação custo-benefício tem resultado atraente. Terrenos em aclive ou declive são opções interessantes para quem está planejando construir uma casa.  Por dois motivos: normalmente quando estão em lugares altos, os lotes oferecem uma vista privilegiada. Ou então, se estão em locais sem vista, ou seja, em lugares baixos com relação ao entorno, acabam sendo vendidos por preços bem mais baixos.

Mas vale lembrar que, os melhores lotes para se construir são aqueles com até 15% de inclinação. Acima disso, a dificuldade para erguer o imóvel e os gastos com a obra são maiores. Mas além da declividade do terreno, a proprietário também deve observar sua localização na rua e as casas que o cercam para delinear o sistema de escoamento de água. É preciso saber se a água poderá escoar pelos fundos da casa ou precisará ser bombeada para frente.




Para definir uma implantação correta é necessário que você providencie um levantamento topográfico do local. Este levantamento vai mostrar com precisão qual o perfil do seu terreno para que seu arquiteto ( Isso mesmo arquiteto, para ser feliz com um projeto desses tem que contratar um profissional da área) desenvolva um projeto mais adequado, satisfazendo também suas aspirações. A implantação é muito importante para definir, por exemplo, a existência, dimensões e quantidade de muros de contenção destinados a suportar o solo onde houver cortes verticais, o que normalmente influencia significativamente no prazo e no custo da obra.


Embora o tipo de material a ser empregado na obra varie conforme a inclinação do terreno e as características do solo, os profissionais recomendam para esse perfil de construção o uso de materiais pré-fabricados, como concreto armado e madeira. As estruturas metálicas e estrutura de madeira pré-fabricada são um ótimo recurso.

Quanto à umidade nas paredes que ficam em contato com a terra, já existem bons produtos para prevenir danos ao imóvel. Alguns produtos podem ser misturados como aditivos no concreto e outros funcionam como uma manta protetora.
Amoooo projetar em terrenos inclinados! Dá para ousar bastante!
Xeru no core de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário